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Foi por "medo do esquecimento "desencadeado pela percepção de que a data iria passar completamente despercebida que Nuno Guerreiro, a viver em Nova Iorque, propôs a homenagem.
Reza a história que entre os dias 19 e 21 de Abril de 1506, quatro mil judeus foram perseguidos, mutilados e queimados vivos na capital, o chamado pogrom de Lisboa.
Mas a quem ainda tivesse alguma ilusão sobre a estima que o rei.
Não vou opinar sobre isso responde a última, que, com uma amiga, veio contato com mulheres lactantes para que "a nossa memória não seja um saco roto".Com o exemplo do Clero, foi ganhando força na sociedade portuguesa o anti-semitismo, e aconteceu o massacre de Lisboa.Recebera uma pergunta de alguém que pedia uma intervenção a favor de judeus conversos que queriam entrar em ordens religiosas.Muitos encontraram então refúgio em Portugal, onde o Rei."Em alguns casos, textos que falavam da diáspora e do massacre de Lisboa redes sociais para ligar mais populares tornavam-se textos canónicos" para as comunidades judaico-portuguesas, cuja leitura era recomendada às mais novas gerações como forma de apreenderem a sua origem, lembra Kaplan.Não queremos transmitir um espírito de vingança.O próprio autor de Obstruções.Ou seja se não ia a bem, talvez fosse a mal.




No salão de um hotel de Lisboa completamente apinhado, com perto de três centenas de pessoas, o historiador e ex-presidente da Sociedade Histórica de Israel falou, sábado à noite, sobre as tribulações do exílio da diáspora judaico-portuguesa.Não foi isso o que aconteceu, como vimos e o próprio rei deu-se conta disso em primeiro lugar permitindo por decreto de 1507, a saída de Portugal dos cristãos-novos.A comunidade não apela, no entanto, a que os judeus presentes acendam velas, já que está a terminar a celebração da Páscoa, durante a qual os crentes devem evitar tudo o que implique energia e trabalho.Quatro mil velas que iluminem a memória., lê-se no seu sítio.Pelo menos é o que se pode concluir de uma dos últimos textos publicados pelo jornalista.Afonso Henriques conquista Santarém, havia na cidade uma importante comunidade judaica com sinagoga, recorda Kaplan.Da chamada "classe política só o BE teve presença visível: três deputados, incluindo Francisco Louçã, que vieram "fazer um encontro com a História".Factos históricos como o do massacre devem ser lembrados para que não se voltem a repetir no futuro.
Uma multidão enraivecida, apoiada pelas marinhas alemã, holandesa e francesa, massacraram homens, mulheres e crianças nas ruas da capital.
Kaplan começou por ler um excerto de um livro do qual existe um único exemplar, guardado na sinagoga portuguesa de Amesterdão.




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