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Em um semelhante contexto, a intervenção do Estado deve ser caracterizada pelo exercício de à procura de casal b2 uma verdadeira solidariedade, que como tal nunca deve ser separada da subsidiariedade.
Populorum progressio, 19: AAS 59 (1967 266-267; João Paulo II, Carta encicl.
Evangelium vitae, 70: AAS 87 (1995) 481-483;Id., Carta encicl.Ética na mulher madura procura único publicidade (22 de Fevereiro de 1997 4-8: Libreria Editrice Vaticana, Cidade do Vaticano 1997,.Pontifícia Comissão «Iustitia et Pax A Igreja e os direitos do homem, 70-90, Tipografia Poliglota Vaticana, Cidade do Vaticano 1975,.A oração abre o coração não só a uma profunda relação com Deus, como também ao encontro com o próximo sob o signo do respeito, da confiança, da compreensão, da estima e do amor 1098.381 A oração pelos governantes, recomendada por São Paulo durante as perseguições, indica explicitamente o que a autoridade política deve garantir: uma vida calma e tranqüila a transcorrer com toda a piedade e dignidade (cf.555 Um campo particular de empenho dos fiéis leigos deve ser o cultivo de uma cultura social e política inspirada no Evangelho.João Crisóstomo, Homilia De perfecta caritate, 1, 2: PG 56, 281-282.Gaudium et spes, 44: AAS 58 (1966) 1064.O documento da Congregação para a Educação Católica, «Orientações para o estudo e o ensino da doutrina social da Igreja na formação sacerdotal» 1132, oferece indicações e disposições precisas para uma correta e adequada programação dos estudos.Laborem exercens, 20: AAS 73 (1981) 629.




Gaudium et spes, 71: AAS 58 (1966) ; Leão xiii, Carta encicl.Os pais devem, pois, agir conjuntamente.Tais direitos constituem uma norma objetiva que está na base do direito positivo e que não pode ser ignorada pela comunidade política, porque a pessoa lhe é ontológica e teleologicamente anterior: o direito positivo deve garantir a satisfação das exigências humanas fundamentais.892 João Paulo II, Discurso por ocasião do 50 Aniversário da Organização das Nações Unidas (5 de Outubro de 1995 14: LOsservatore Romano,.O dever de respeitar a liberdade religiosa impõe à comunidade política garantir à Igreja o espaço de ação necessário.Dar o justo e devido peso às razões próprias da economia não significa rejeitar como irracional qualquer consideração de ordem metaeconômica, precisamente porque o fim da economia não está na economia mesma, mas na sua destinação humana e social 693.Deve-se, portanto, considerar uma injustiça negar a subvenção econômica pública às escolas não estatais que dela necessitem e que prestam um serviço à sociedade civil: «Quando o Estado reivindica para si o monopólio escolar, ultrapassa os seus direitos e ofende a justiça.258 João Paulo II, Carta encicl.
É esta a motivação que torna significativa o seu compromisso no mundo e o coloca no antípoda da mística da ação, própria do humanismo ateu, destituída de fundamento último e circunscrita em perspectivas puramente temporais.
Trata-se portanto de uma obediência livre e responsável a uma autoridade que faz respeitar a justiça, assegurando o bem comum.





459 Ponto de referência central para toda aplicação científica e técnica é o respeito ao homem, que deve acompanhar uma indispensável atitude de respeito para com as demais criaturas viventes.
Mesmo ferido pelo pecado, este é destinado a conhecer uma purificação radical (cf.

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